O Brasil está em guerra civil? 26,2 homicídios por 100mil habitantes….

Por: Aprenderes-Reflexões, divagações, incertezas e saber em rede.

dez 29 2011

Categoria: Made by me

Deixe um comentário

O Brasil está em guerra civil? 26,2 homicídios por 100 mil habitantes….

Que a violência é descomunal, já não é motivo de espanto. A conhecemos desde antes de 1500, quando passamos a ter um algoz oficial. Desde então, como mulher vítima de violência machista, vamos trocando de mãos sem deixarmos de ser violentados e naturalizamos esta forma de relação.
O que me indigna, hoje, é o discurso de desenvolvimento, redução da pobreza (mesmo que com Fundação Carlos Chaga estabelecendo a renda per capta de míseros R$151,1 para a linha da pobreza somos 16,2 milhões de miseráveis), aumento da qualidade de vida ( melhoria da educação, saúde e moradia) enquanto morremos como moscas.
O nosso permanente estado de crise e guerra civil nos tira a vida, ainda que não tire as ganas de viver, de milhões de brasileiros por omissão política, por acordos internacionais que garantem a manutenção do comércio/tráfico de drogas, pessoas e tecnologia.
Chega de nonsense, chega de antolhos. Já não cabem clichês como de que ‘só Rio que é violento’ ou ‘o nordeste que não saiu do cangaço’ ou ‘no norte resolvem tudo na faca e no tiro’. O país agoniza e sua gente padece.
Os milhões que serão desperdiçados no mambembe chamado Copa poderia nos ajudar a tirar, ao menos, a cabeça do atoleiro. Mas a copa é uma excelente tapadeira para o ‘pão e circo’, para a exploração e garantirá mais alguns prêmios e fama internacional para os nossos risonhos dirigentes.
Com certeza faremos uma trégua na guerra civil brasileira durante as copas – para inglês ver. Umas paredes caiadas; uns mendigos e meninos de rua mortos e/ou abandonados em estradas vicinais; ativistas cooptados e/ou assassinados; algumas viaturas em pontos estratégicos e ingressos caros para impedir que os pobres deixem a festa ‘feia’; um tiquinho de asfalto ali e acolá; várias celebridades… e o circo estará armado e restrito aos eleitos. Cidades esvaziadas da sua gente, fantasiadas de modernas e democráticas, paisagens paradisíacas e muito dinheiro para corrupção.
E a guerra? Claro que permanecerá. A quem importa que morram milhões e milhões de miseráveis marionetes da pós-democracia?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: