Retratos de si – sobre as mulheres no IBGE (Dina Maria Rosário)

Por: Aprenderes-Reflexões, divagações, incertezas e saber em rede.

mar 07 2013

Tags:, , , ,

Categoria: Made by me

Deixe um comentário

Retratos de si – sobre as mulheres no IBGE*

Com o desafio de escrever um pequeno texto em homenagem à mulher para a ASSIBGE pensei: Vou começar buscando o histórico da participação feminina na instituição. Encontrei publicações sobre gênero e sexo que de fato retratam o Brasil. Não encontrei referências que retratem gênero e sexo no IBGE.
Em um país presidido por uma mulher… em uma instituição pública cuja presidente é uma mulher… o olhar para dentro ainda não se concretiza no retrato das relações de gênero (inter)institucionais.
Wasmália Bivar, presidente do IBGE, considera o próprio cargo como uma conquista e um reconhecimento do trabalho das mulheres servidoras da Instituição**. No entanto, a ausência de materiais onde suas vozes estejam na 1ª pessoa relatando os grandes ensinamentos profissionais e exemplos de dedicação, empenho e competência técnica ** revelam que o empoderamento feminino no IBGE invisibiliza-se no silêncio…
A unidade estadual da Bahia é chefiada por homens… a última operação censitária teve uma equipe de comando predominantemente feminina.
A UE-BA atua, hoje, com 583 pessoas entre contratados (43%) e efetivos (57%). Neste quadro de colaboradores os homens predominam e, consequentemente, apenas 34% dos cargos gratificados são ocupados por mulheres.
Durante a operação censitária de 2010 o quantitativo de pessoas envolvidas aumentou para cerca de 17 mil pessoas e, nessa situação, a equipe de coordenadores estaduais esteve composta por uma esmagadora maioria de mulheres (77,8% dos coordenadores).
Um país presidido por uma mulher… uma instituição pública cuja presidente é uma mulher… um Censo Demográfico comandado por mulheres…
O que @s apresento não é um levantamento estatístico da distribuição por sexo e cargo na Unidade Estadual da Bahia, mas um desejo de deferência e referência às trabalhadoras do IBGE. Revela-se como um chamado para ações que transformem as comemorações do Dia Internacional da Mulher em uma reverência à História das Mulheres no construção do Retrato do Brasil pelo IBGE. A reflexão ganha significado na medida em que todas e cada uma das mulheres ibgeanas traz à tona formas de exercício do poder que viabilizam mecanismos de responsabilidades coletivas e de tomadas de decisões compartilhadas.
Porque o empoderamento feminino é assim… Como água esparramada penetra nas estruturas transformando-as. Não pede permissão, não solicita, não aguarda… faz o momento, faz-se no momento e exerce de forma convicta, visível e iniludível o poder de modo contínuo, coerente e agregador. As marcas da ação feminina perpetuam-se nos interstícios das relações modificando estratégias, atitudes e condutas que horizontalizam e co-participam as ações e os resultados; os equívocos e os sucessos. Fazem emergir um outro IBGE.
As mulheres ibegeanas empoderam estatísticas de respeito aos sujeitos e aos seus saberes.
O texto deseja ser uma ode ao invisibilizado empoderamento feminino no IBGE.
Neste dia 08 de março um retrato voltado para si, para dentro do IBGE.
No dia 08 de março, um retrato feminino do IBGE.

Dina Maria Rosário dos Santos

* Texto escrito para a ASSIBGE – Núcleo Dipeq Bahia para o Dia Internacional da Mulher do ano de 2013.
** Entrevista de Wasmália Bivar concedida ao IBGE Teen na homenagem ao Dia Internacional da Mulher no ano de 2012. A entrevista está disponível em http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mulher/diainternacional/index.htm.
Faça download do texto
aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: